ECONOMIA


IBGE confirma crescimento de 3,2% no PIB do Brasil em 2023

Avanço foi impulsionado pela agropecuária e pelo consumo das famílias, segundo o instituto

Foto: Reprodução/redes sociais

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou nesta quinta-feira (6) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,2% em 2023. O resultado consolida o desempenho econômico do primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A taxa é a mesma já divulgada em dezembro de 2024, após uma revisão que ajustou o dado inicial de 2,9% para 3,2%. Segundo o IBGE, o procedimento é comum e leva em conta a inclusão de novas informações econômicas.

O crescimento de 2023 foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que registrou alta de 16,3%. Também houve avanços nos serviços (2,8%) e na indústria (1,7%). A recuperação do mercado de trabalho e o aumento das transferências de programas sociais contribuíram para o resultado.

De acordo com o instituto, o consumo final subiu 3,4%, com crescimento tanto nas despesas das famílias (3,2%) quanto nas do governo (3,8%). Já os investimentos produtivos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo, caíram 3%, representando uma taxa de investimento de 16,4%.

O IBGE informou ainda que trabalha em uma atualização das Contas Nacionais, que deve incorporar transformações recentes na economia, como avanços digitais e questões ambientais.