ECONOMIA


IBGE aponta aumento na produção de carnes brasileiras no 2º trimestre

Abates de bovinos, suínos e frangos registram alta na comparação anual e trimestral

Foto:
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

A produção de carnes no Brasil cresceu no segundo trimestre de 2025, impulsionada pelo aumento nos abates de bovinos, suínos e frangos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O abate de bovinos avançou 3,3% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 10,40 milhões de cabeças, e subiu 5,4% frente ao primeiro trimestre do ano. A produção de carne bovina, medida em carcaças, atingiu 2,63 milhões de toneladas, alta de 1% na comparação anual.

Já os abates de frangos somaram 1,64 bilhão de cabeças, crescimento de 1,1% em relação ao segundo trimestre de 2024 e estabilidade frente aos três primeiros meses do ano. O peso acumulado das carcaças foi de 3,56 milhões de toneladas, avanço de 2,7% na base anual.

No caso dos suínos, o abate chegou a 14,87 milhões de cabeças, aumento de 1,6% na comparação anual e de 3,8% em relação ao trimestre anterior. A produção de carne suína totalizou 1,40 milhão de toneladas, alta de 4,7% frente ao mesmo período do ano passado.