ECONOMIA


Hugo Motta descarta aumento de IOF e diz que solução será construída com governo

Presidente da Câmara afirma que Legislativo não pretende usurpar atribuições do Executivo

Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (9) que a solução para o impasse envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não passará por aumento da alíquota. A declaração foi dada após reunião com ministros do governo federal para discutir alternativas de ajuste fiscal.

Ele classificou o encontro como “colaborativo”, e informou que as conversas seguem até a audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, marcada para a próxima semana.

“Tenho conversado com os líderes para a solução das contas. Sendo extremamente preciso, vamos buscar resolver essa situação sem aumento de alíquota. As saídas são muitas. Não há interesse do Legislativo em usurpar o poder do Executivo. O ministro (da Fazenda) tem que propor soluções. Isso deve ser conversado ao longo da semana com a equipe econômica”, afirmou.

Motta se reuniu com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. Segundo ele, além da medida provisória que trata do ajuste fiscal, outros pontos para complementar a receita da União e substituir um eventual aumento do IOF estão sendo discutidos.te fiscal, outros mecanismos estão sendo avaliados para ampliar a arrecadação federal sem necessidade de elevar o IOF.