ECONOMIA


Haddad mostra otimismo com avanço do acordo Mercosul-União Europeia

Ministro da Fazenda destaca confiança nas negociações e importância estratégica para o Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou otimismo nesta quarta-feira (3) em relação ao andamento das negociações entre o Mercosul e a União Europeia. Em declarações recentes, ele afirmou estar “muito confiante” no progresso do acordo e acredita que a assinatura sairá até o fim do ano, destacando os avanços significativos nas discussões.

“Eu estou muito confiante, sobretudo, com tudo que está acontecendo no mundo. A União Europeia tem todas as razões do mundo para ter um acordo com o Mercosul e o Mercosul com a União Europeia, sobretudo em razão da opinião política”, disse o ministro.

Haddad afirmou que o acordo representa uma oportunidade estratégica para o Brasil, especialmente no contexto atual de busca por diversificação de parceiros comerciais e fortalecimento da economia nacional. Ele enfatizou a importância de consolidar relações comerciais sólidas com blocos econômicos relevantes, como a União Europeia.

O ministro também mencionou os esforços contínuos para superar desafios técnicos e políticos nas negociações, destacando o compromisso do governo brasileiro em alcançar um acordo que seja benéfico para todas as partes envolvidas. Ele reiterou a disposição do Brasil em trabalhar de forma construtiva para superar obstáculos e avançar nas discussões.

Haddad diz acreditar que as dificuldades serão superadas e que até o final de 2025 tudo estará resolvido. “Distensionar essa tensão em parte artificial que está sendo criada com o oriente, de uma maneira geral, seria uma boa notícia para o mundo que a América do Sul, em especial o Mercosul e a União Europeia se unissem em torno de um projeto de desenvolvimento comum. Eu vejo com muito bons olhos e acredito que a Europa vai caminhar nessa direção”, disse.