ECONOMIA


Haddad diz que governo precisa de R$ 20 bilhões para fechar Orçamento de 2026

Ministro afirma que decisão sobre corte de incentivos fiscais cabe ao Congresso e defende redução linear de 10% em benefícios infraconstitucionais para garantir equilíbrio fiscal

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (16) que o governo precisa de R$ 20 bilhões para equilibrar o Orçamento do próximo ano. A decisão se haverá cortes de benefícios fiscais está nas mãos do Congresso Nacional.

Em entrevista na saída do Ministério da Fazenda, Haddad disse que o governo levou simulações e fundamentos técnicos para garantir a votação do Orçamento de 2026 sem comprometer o equilíbrio fiscal.

“Fizemos algumas simulações para o relator, e agora a decisão está com o Congresso Nacional, mas os subsídios foram entregues para que a conta pudesse fechar e o Orçamento pudesse ser votado na quinta-feira”, afirmou Haddad.

A principal medida defendida pelo Ministério da Fazenda para assegurar essa arrecadação é um projeto que estabelece um corte linear de 10% nos incentivos fiscais de natureza infraconstitucional. A proposta não alcança benefícios previstos na Constituição, como os destinados à Zona Franca de Manaus.