ECONOMIA


Governo federal lança programa de gás gratuito para 17 milhões de famílias

Anúncio foi feito na quinta-feira (24) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal lançará, no dia 5 de agosto, o programa Gás para Todos, que vai garantir botijões gratuitos de gás de cozinha para cerca de 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social até dezembro de 2027. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre SilveiraO programa, que terá orçamento inicial de R$ 2,6 bilhões em 2025, tem como objetivo combater, de acordo com a gestão, a pobreza energética e ampliar o alcance do benefício que hoje atende 5,6 milhões de famílias.

Caberá a Agência Nacional do Petróleo (ANP) credenciar as revendedoras participantes e definir um preço-teto regional para o botijão. As famílias cadastradas no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo per capita, poderão retirar um botijão a cada dois meses em postos credenciados, informando seus dados de inscrição. Já o governo, por meio da Caixa Econômica Federal, fará os repasses às revendedoras. Um aplicativo em desenvolvimento permitirá às famílias consultar o status do benefício, o local de retirada e a liberação de novas botijas.

O programa contará com 40 mil postos credenciados e prevê R$ 5 bilhões de orçamento em 2026. Segundo Silveira, a negociação com distribuidoras levou quase um ano. “Nosso maior desafio era garantir a logística de distribuição em todos os municípios do país, com segurança e previsibilidade. Agora temos um modelo que viabiliza o atendimento em larga escala”, afirmou o ministro.