Fraude no INSS: como descobrir se fui vítima? Veja passo a passo
Operação da PF e da CGU desbaratou esquema fraudulento que desviou R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Um operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União desbaratou no dia 23 de abril um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões de aposentados e pensionistas do INSS. As fraudes movimentaram um montante de cerca de R$ 6,3 bilhões.
O caso resultou na demissão do então ministro da Previdência Carlos Lupi, na exoneração do então presidente do então instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.
Após o escândalo, o INSS passou a estudar um Plano de Ressarcimento Excepcional para as vítimas dos descontos não autorizados.
A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para recuperar o dinheiro descontado irregularmente.
Milhares de brasileiros, no entanto, podem ter sido vítimas de fraudes envolvendo benefícios irregulares. Criminosos usam dados pessoais para solicitar aposentadorias, auxílios e outros benefícios em nome de terceiros — sem que a vítima perceba de imediato.
Mas há formas simples e gratuitas de verificar se seu CPF foi usado de forma indevida. Abaixo, você confere um passo a passo completo para se proteger e agir rapidamente.
🔍 Como saber se fui vítima de fraude no INSS?
➡️ 1. Acesse o site ou app “Meu INSS”
Disponível para Android, iOS e também pela web (meu.inss.gov.br). Faça login com sua conta gov.br.
➡️ 2. Verifique o extrato de pagamentos
No menu, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício” e confira se há algum benefício ativo em seu nome que você desconhece.
➡️ 3. Consulte o “Detalhamento de Crédito”
Verifique o banco onde o pagamento está sendo realizado. Se não reconhecer, é sinal de alerta.
➡️ 4. Acompanhe solicitações em seu nome
Clique em “Agendamentos/Solicitações” para ver se há pedidos feitos recentemente sem sua autorização.
➡️ 5. Cadastre alertas no gov.br
Ative as notificações por email e SMS para ser avisado sempre que houver movimentações envolvendo seu CPF.
🧐 Como descobrir se perdi dinheiro do INSS?
Desconfiou de desconto indevido na sua aposentadoria ou pensão? Você pode conferir rapidamente se perdeu algum valor direto pelo aplicativo ou site do INSS.
Veja abaixo o passo a passo para saber se teve dinheiro retirado do seu benefício:
➡️ 1. Acesse o app ou site “Meu INSS”
Entre com seu CPF e senha da conta gov.br.
➡️ 2. Vá em “Extrato de Pagamento de Benefício”
Essa opção mostra o valor bruto e líquido do seu pagamento mensal.
➡️ 3. Compare o valor com meses anteriores
Diferenças grandes ou recorrentes podem indicar desconto indevido.
➡️ 4. Clique em “Detalhamento de Crédito”
Veja exatamente quais foram os descontos aplicados no mês: empréstimos, consignados, mensalidades e outros.
➡️ 5. Verifique também “Extrato de Empréstimos Consignados”
Se houver parcelas que você não reconhece, é sinal de alerta.
⚠️ Se identificar algo irregular, procure o INSS pelo telefone 135 ou vá até uma agência. Também é possível registrar reclamação pela Ouvidoria.
🚨 Suspeita de fraude? O que fazer
Caso identifique algo estranho, entre em contato com o INSS pelo número 135 ou vá até uma agência da Previdência Social. Também é possível registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar o caso ao Ministério da Previdência.
🛡️ Proteger seus dados é fundamental. Senhas fortes, autenticação em dois fatores e atenção a links suspeitos podem evitar prejuízos futuros.
🔍 Como excluir a cobrança indevida pelo Meu INSS
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
➡️ 1. Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
➡️ 2. Clique no botão “Novo pedido”;
➡️ 3. Digite “excluir mensalidade” no campo de busca;
➡️ 4. Selecione o serviço “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”;
➡️ 5. Siga as instruções na tela para concluir o pedido.
Alternativamente, você também pode solicitar a exclusão da mensalidade associativa pela Central 135, ligação gratuita de telefones fixos.
🔍 Como solicitar o ressarcimento dos valores?
Para recuperar os valores já descontados indevidamente, você tem as seguintes opções:
➡️ 1. Contato direto com a entidade: ligue para o telefone 0800 da associação ou entidade responsável pelo desconto (o número geralmente consta no extrato) e solicite o estorno dos valores.
➡️ 2. Solicitação via INSS: envie um email para acordo.mensalidade@inss.gov.br informando o ocorrido. O INSS entrará em contato com a entidade autora do desconto, solicitando os documentos que autorizaram o desconto ou a devolução dos valores.
Registro de reclamação: registre uma reclamação no portal Consumidor.Gov e na Ouvidoria do INSS, por meio da plataforma Fala BR.
Em casos mais graves, considere registrar um boletim de ocorrência, que poderá ser útil em eventuais ações judiciais para ressarcimento dos valores.