ECONOMIA


Fed mantém juros nos EUA, entre 3,5% e 3,75% ao ano e interrompe sequência de cortes

Decisão ocorre em meio a pressões políticas e incertezas sobre inflação e emprego nos EUA

Foto: Divulgação/Pixabay

 

O Federal Reserve (Fed) decidiu manter a taxa de juros dos Estados Unidos inalterada na faixa de 3,5% a 3,75% ao ano, menor nível desde setembro de 2022. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (28), já era esperada pelo mercado e interrompe um ciclo de três cortes consecutivos. Na reunião anterior, em dezembro, o banco central havia reduzido os juros em 0,25 ponto percentual.

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) avaliou que a geração de empregos segue baixa, com taxa de desemprego estável, enquanto a inflação permanece “um pouco alta”. O colegiado também ressaltou o cenário de incerteza econômica.

“A incerteza sobre as perspectivas econômicas permanece elevada. O Comitê está atento aos riscos em ambos os lados de seu duplo mandato [direcionado a estimular o emprego e controlar a inflação]”.

“Em apoio aos seus objetivos, o Comitê decidiu manter a faixa-alvo para a taxa dos fundos federais entre 3,5% e 3,75%.”

A decisão ocorre em um contexto de pressão política do presidente Donald Trump sobre o Fed e tem impactos diretos em economias emergentes, como o Brasil, ao reforçar a expectativa de juros elevados por mais tempo e influenciar o comportamento do câmbio.