ECONOMIA


Estudo mostra que volume de vendas no varejo alimentar caiu no 1º semestre

No primeiro semestre, o varejo alimentar registrou um alta de 5,8% no faturamento. No entanto, o volume de vendas recuou 1,4%.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Mesmo com a desaceleração da inflação dos alimentos para consumo no domicílio, o volume de compras não está crescendo no país. Essa é a conclusão de um estudo feito pela consultoria Scanntech, que pesquisa 45 mil pontos de vendas no Brasil. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal o Globo.

No primeiro semestre, o varejo alimentar registrou um alta de 5,8% no faturamento. No entanto, o volume de vendas recuou 1,4%.

Na análise mês a mês, com exceção de janeiro e abril, todos os meses apresentaram queda nas unidades vendidas, especialmente março e junho, ambos com retração de 4,1%.

O estudo mostra que o consumidor está gastando mais em cada visita à loja, com uma alta de 6,2% no tíquete médio. No entanto, isso se deve ao aumento geral dos preços — e não à compra de mais itens.