ECONOMIA


Dólar inicia o dia em alta antes de decisão do Fed sobre juros nos EUA

Investidores aguardam anúncio do banco central americano enquanto Ibovespa mantém atenção em cenário internacional e acordos comerciais na Ásia

Foto: Freepik

 

O dólar abriu em alta de 0,16% nesta terça-feira (28), cotado a R$ 5,3785, em um dia de expectativa no mercado financeiro global. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, inicia as negociações às 10h, após ter encerrado a véspera com alta de 0,55%, atingindo o recorde histórico de 146.969 pontos.

O foco dos investidores está voltado para a decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, que deve anunciar nesta quarta-feira (29) um possível novo corte de 25 pontos-base na taxa de juros americana. A espera pelo anúncio tem deixado os mercados em compasso de cautela.

Além disso, o mercado acompanha a agenda internacional, o presidente Donald Trump e a primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi assinaram hoje um acordo sobre minerais críticos e terras raras, ampliando a cooperação entre os dois países. Trump deve se reunir ainda nesta semana com o presidente chinês Xi Jinping, na Coreia do Sul, em meio a negociações comerciais que podem influenciar diretamente o apetite global por risco.