ECONOMIA


Dólar fecha em queda a R$ 5,28 e apaga ganhos acumulados desde o ‘Flávio Day’

Moeda recua com entrada de capital estrangeiro e reação mais moderada de Trump sobre a Groenlândia

Foto: Freepik

 

O dólar encerrou esta quinta-feira (22) em queda de 0,71%, cotado a R$ 5,28, no menor nível de fechamento desde novembro do ano passado. Com o resultado, a moeda norte-americana apagou totalmente os ganhos registrados desde dezembro, após o episódio que ficou conhecido no mercado como “Flávio Day”, quando o senador oficializou sua pré-candidatura à Presidência.

O movimento foi influenciado pela combinação de fatores externos e domésticos. No cenário internacional, investidores ainda repercutem declarações mais brandas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia. Após descartar o uso da força e a imposição de tarifas contra países europeus, Trump afirmou ter garantido acesso permanente dos EUA à ilha por meio de um acordo com a Otan, reduzindo tensões geopolíticas e enfraquecendo o dólar globalmente.

No Brasil, o forte fluxo de capital estrangeiro pressionou a cotação da moeda americana. O Ibovespa voltou a renovar máximas históricas e chegou a oscilar acima dos 177 mil pontos, refletindo maior apetite ao risco e atraindo recursos para o mercado local. Esse movimento favoreceu a valorização do real frente ao dólar.