ECONOMIA


Desemprego cai para 5,6% e atinge menor nível desde 2012, aponta IBGE

Número de pessoas sem trabalho chega a 6 milhões, o menor da série histórica; total de empregados com carteira assinada alcança novo recorde no país

Foto: Marcello Casal/JrAgência Brasil

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (31), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro em comparação ao trimestre móvel anterior. A taxa permanece no nível mais baixo desde o início da série histórica, em 2012.

O estudo faz parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e mostra que a taxa de desocupação no país apresentou queda nas duas comparações, com redução de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior, que era de 5,8%, e de 0,8 ponto percentual em comparação ao mesmo período de 2024, quando estava em 6,4%.

No trimestre, o número da população sem trabalho ficou em 6,045 milhões, menor contingente da série, representando uma queda de 11,8% em relação ao mesmo período de 2024 e 3,3% na comparação trimestral.

Em relação à população inserida no mercado de trabalho, os números permaneceram estáveis, com 102,4 milhões, ainda em patamar recorde, enquanto o nível da ocupação ficou em 58,7%.

Trabalhadores de carteira assinada atingiram 39,229 milhões, um novo recorde.