ECONOMIA


Copom mantém Selic em 15% ao ano e interrompe ciclo de alta

A nova taxa anunciada nesta quarta-feira (30) valerá ao menos pelos próximos 45 dias

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, nesta quarta-feira (30). Com a decisão, que foi unânime, o BC interrompe o ciclo de sete altas consecutivas iniciado em setembro de 2024.

De acordo com o comunicado, o ambiente externo está “mais adverso e incerto”. Também citou cautela diante das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. O recado vem no mesmo dia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a ordem executiva confirmando a aplicação de sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, com uma lista de quase 700 exceções.

A nova taxa anunciada pelo Copom valerá ao menos pelos próximos 45 dias, quando os diretores do BC voltam a se reunir para discutir novamente a conjuntura econômica nacional. Na reunião anterior, o comitê já havia demonstrado inclinação para pausar o aperto monetário, reforçando, contudo, o compromisso com a estabilidade dos preços. Os diretores destacaram a necessidade de manter uma política monetária “significativamente contracionista por período prolongado”, diante da resiliência da inflação, da atividade econômica aquecida, de pressões sobre salários e de expectativas desancoradas.