ECONOMIA


Confiança dos empresários baianos sobe levemente em julho

Mesmo com alta tímida, indicador da SEI segue apontando pessimismo moderado no setor produtivo da Bahia

Foto: Freepik

 

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) registrou -133 pontos em julho, revelando uma leve melhora em relação a junho, quando havia marcado -135. O índice, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), segue abaixo de zero pelo 18º mês seguido, sinalizando um cenário de pessimismo moderado no estado.

A pequena variação de 2 pontos foi considerada importante por evitar uma nova queda, segundo Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI. No entanto, a melhora não foi generalizada: Agropecuária e Indústria recuaram, enquanto Comércio teve a maior alta no mês e Serviços também avançou.

Nenhum dos quatro setores avaliados apresentou pontuação positiva. A Agropecuária liderou com -90 pontos, seguida por Comércio (-94), Serviços (-130) e Indústria, que teve a pior confiança, com -178 pontos. Os empresários demonstraram mais preocupação com crédito, situação financeira e juros. Já as expectativas sobre PIB nacional, PIB estadual e exportações foram menos negativas.