ECONOMIA


Comércio nacional tem alta de 10,9% em junho

Números atribuem movimentação no consumo de produtos e serviços às festas que homenageiam Santo Antônio, São João e São Pedro

Foto: Bruno Concha e Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

Junho é marcado por festas populares que reúnem danças, quadrilhas, comidas típicas e ricas tradições culturais, que homenageiam principalmente Santo Antônio, São João e São Pedro. A informação é da coluna Radar, é da revista Veja.

Essas festas juninas contribuem para movimentar o consumo de produtos e serviços e, neste ano, puxaram alta de 10,9% em todo o país, nas vendas realizadas entre os dias 1º e 30 de junho, quando comparado com o mesmo mês no ano passado, segundo os dados apurados pelo Itaú Unibanco.

Os números consideram as vendas realizadas via adquirência (cartões de débito e crédito), Pix QR Code e Pix Transferência, feitas de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ), tanto no e-commerce quanto presencialmente.

Entre os setores que mais se beneficiaram estão recreação, com aumento de 14%, hotéis e serviços de turismo, com crescimento de 11,7%, e alimentos e bebidas, com acréscimo de 8,2%.

Na região Nordeste, os estados que mais cresceram seu faturamento foram Paraíba, Maranhão, Alagoas e Ceará, com incremento de 11,7%, 10%, 6,9% e 4%, respectivamente.