ECONOMIA


Bruno Reis desaprova tarifaço e diz que quem o defende é ‘maluco’

Prefeito critica medidas dos EUA e alerta para prejuízo bilionário com exportações: 'Estão colocando política à frente do povo'

Foto: Yuri Abreu/Mundo BA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lamentou nesta quinta-feira (31) a aplicação das novas tarifas dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, definindo quem defende o tarifaço como “malucos”.

“Quem comemora um tarifaço como esse está maluco, surtou, está colocando política à frente dos interesses do povo”, disse Bruno durante a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil Animal Razoni Figueiredo.

O gestor municipal continuou dizendo que por mais que alguns produtos possam passar a ter um preço reduzido no Brasil, o país enfrentará uma grande diminuição no crescimento econômico, o que impactaria no PIB. O prefeito relembrou que mais de 2.500 containers de manga estão atracados no Vale do São Francisco, o que gera um prejuízo de quase 180 milhões de dólares.

“Pode ser que um ou outro tenha uma redução, mas se for ver o que a gente vai ter de desemprego, o que teremos de diminuição do crescimento econômico, isso vai impactar no PIB do país, gerando prejuízos para milhares de pessoas. Eu sou do Vale do São Francisco, que hoje está na iminência e tem um prejuízo de quase 180 milhões de dólares. Tem mais de 2.500 containers de manga que não estão podendo ser exportados para os Estados Unidos.”, destacou Bruno Reis.

As novas tarifas aplicadas pelo Governo de Donald Trump entram em vigor no dia 6 de agosto.