ECONOMIA


BRB fica mais próximo de adquirir Banco Master após esclarecimentos ao Banco Central

Expectativa é a de que o Banco Central aprove a compra em breve

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Banco Master e o Banco de Brasília (BRB) entregaram, na segunda-feira (28), um documento de 15 páginas e quase 20 anexos ao Banco Central (BC), com respostas a 21 questionamentos sobre a operação que prevê a aquisição de 58% do capital do Master pelo BRBDe acordo com a coluna Grande Angular, do Metrópoles, a entrega é considerada a última etapa da análise regulatória. A expectativa do mercado é que o BC aprove o negócio nos próximos dias.

Anunciada em março e avaliada em R$ 2 bilhões, a operação já recebeu sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 17 de junho, sem restrições. Pelo acordo, o BRB ficará com 49% das ações ordinárias e 100% das preferenciais do Master. Desde o anúncio, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, reuniu-se diversas vezes com Daniel Vorcaro, dono do Master, e Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, para detalhar a transação.

O negócio chegou a ser questionado judicialmente, mas o desembargador João Egmont, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), derrubou liminar que suspendia a operação. Ele entendeu que a transação trata da compra de ações, sem transferência integral de controle, não exigindo legislação específica.