ECONOMIA


Brasil intensifica busca por novos mercados após início de tarifaço, diz Rui Costa

Taxação extra de 50% aplicada por Trump aos produtos brasileiros entrou em vigor nesta quarta-feira (6)

Foto: Ailton Fernandes/Casa Civil

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (6) que o governo intensificou a busca por novos mercados para produtos brasileiros após o início do tarifaço norte-americano aplicado por Donald Trump. Segundo Rui Costa, a taxação impacta na redução de preços no mercado interno.

“Estamos intensificando essa diversificação de investimentos. Buscando comprar e vender produtos e trazer investidores de países diferentes para que, primeiro, o Brasil possa receber muitos investimentos. Segundo, investimentos de nacionalidades diferentes para não ficar dependente de país nenhum”, afirmou Rui Costa, em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana.

O ministro também afirmou que o governo conversou com representantes da China e da Índia para acelerar acordos, reduzir burocracias e incentivar negócios entre empresários.

A tarifa extra de 50% é a mais alta cobrada pelos EUA e afetará 35,9% das exportações brasileiras aos EUA, segundo estimativa do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

Serão poupados, porém, produtos como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos. Carne e café, por outro lado, estão entre os itens isentos.