ECONOMIA


Brasil e China inauguram nova rota marítima para escoamento de produtos brasileiros

Porto de Santana, no Amapá, passa a se conectar ao porto de Zhuhai, reduzindo custos e tempo de transporte de bioprodutos e commodities para o mercado chinês

Foto: Agência Amapá

A partir deste sábado (28), Brasil e China terão uma nova rota de comércio ligando o porto de Santana, no Amapá, ao porto de Zhuhai, na China. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a rota reduzirá custos e tempo de transporte de produtos brasileiros.

“Chega no sábado o primeiro navio desta rota Zhuhai-Santana. Agora o Arco Norte tem mais essa alternativa de rota marítima”, anunciou Góes.

A ligação conectará Santana à Grande Baía (Guangdong‑Hong Kong‑Macau), incluindo o terminal de Gaolan, ponto estratégico para o comércio bilateral. A rota tem potencial para o escoamento de bioprodutos da Amazônia e do Centro-Oeste.

Segundo o ministro, a saída de produtos pelo Arco Norte reduz o custo da soja em US$ 14 por tonelada para a Europa e US$ 7,8 para a China, além de encurtar o tempo de viagem. “A vantagem agrega muito no trabalho, no lucro e na recompensa do produtor, seja da Amazônia ou do Centro-Oeste”, afirmou.

Góes destacou ainda que a cooperação Brasil-China fortalece a exportação de produtos da bioeconomia amazônica, como açaí, cacau, café, castanha, madeira, pescado e fármacos. “A melhor estratégia para a Amazônia é se industrializar, agregando valor e gerando emprego e renda”, explicou.

Com um mercado de 1,4 bilhão de pessoas, a China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, com crescente demanda por café, soja, mel, chocolate, açaí e outros produtos da biodiversidade brasileira.