ECONOMIA


Bolsas da Europa caem com incertezas sobre tarifas de Trump

Mercados reagem negativamente à possibilidade de novas medidas protecionistas dos EUA

Foto: Freepik

 

As bolsas europeias encerraram a sexta-feira (11) em queda, refletindo o aumento das tensões comerciais entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos. A preocupação dos investidores cresceu após o presidente Donald Trump indicar que poderá anunciar novas tarifas sobre produtos europeus nos próximos dias.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,01%, fechando em 547,34 pontos. Londres registrou recuo de 0,38% no FTSE 100, enquanto o DAX, em Frankfurt, cedeu 0,82%. Em Paris, o CAC 40 perdeu 0,92% e, em Milão, o FTSE MIB caiu 1,11%.

Trump voltou a ameaçar a Europa com tarifas de até 20% caso não haja avanço nas negociações comerciais. Ele também cogitou taxar importações do Canadá em 35% a partir de agosto. A Comissão Europeia afirmou que está pronta para fechar um acordo, mas ainda aguarda um sinal positivo dos EUA.

Além das incertezas geopolíticas, os mercados foram pressionados por dados econômicos negativos no Reino Unido. A produção industrial caiu 0,9% em maio e o PIB britânico teve retração de 0,1%, contrariando expectativas de crescimento.

Apesar do cenário adverso, algumas ações se destacaram, como a BP, que subiu 3,42% após divulgar expectativas otimistas para sua divisão de comercialização de petróleo. Já as bolsas de Madri e Lisboa também fecharam em baixa, seguindo o clima de aversão ao risco nos principais mercados do continente.