ECONOMIA


Bets já consomem 13% do orçamento destinado à alimentação, revela pesquisa

Brasileiros, especialmente das classes C, D e E, estão redirecionando gastos de supermercado para apostas online

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O avanço das apostas esportivas online tem alterado o comportamento de consumo dos brasileiros e afetado diretamente o orçamento familiar. De acordo com um levantamento da Kantar, 13% do valor que seria destinado à compra de alimentos e bebidas foi gasto com as chamadas bets no segundo trimestre de 2025.

O fenômeno é mais evidente entre as classes C, D e E. Dados do Ministério da Fazenda mostram que o setor movimentou R$ 17,4 bilhões apenas nos seis primeiros meses do ano, com 17,7 milhões de brasileiros realizando apostas.

Para o especialista em gestão de supermercados Leandro Rosadas, o crescimento do setor reflete uma mudança significativa nos hábitos de consumo e desafia o varejo alimentar a repensar suas estratégias.

“É importante ressaltar que o dinheiro que é usado para jogar nessas casas de aposta seria utilizado para o consumo não só de itens essenciais, mas de supérfluos, esses que possuem um valor maior. Com isso, diversos supermercadistas vêm registrando uma diminuição da compra de itens básicos, mas também de itens considerados dispensáveis, como bebidas alcoólicas, iogurtes e biscoitos. O baixo consumo de itens básicos já proporciona um saldo negativo, porém, esses produtos considerados ‘supérfluos’ têm uma margem de lucro maior, gerando impacto no setor”, explica.

As estimativas para o ano indicam que o setor de bets deve faturar cerca de R$ 22 bilhões no Brasil, segundo a consultoria internacional Regulus Partners. O país já ocupa a quinta posição no ranking global do segmento, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Rússia.

“Os alimentos estão mais em conta, porém, os consumidores continuam saindo dos mercados com sacolas mais vazias e com a sensação de que gastam muito. Em contrapartida, uma parte significativa do dinheiro que antes ia para comida, agora está indo para apostas e aplicativos de games com recompensas. Isso acontece já que passam a sensação de ganhar dinheiro fácil. Quem está numa situação apertada, precisando de dinheiro, acaba jogando para conseguir ter uma forma de renda extra”, analisa Leandro.

Ainda conforme a Kantar, os consumidores têm diversificado suas compras, com um aumento de 10% no número de marcas adquiridas. A tendência é impulsionada pela busca por economia, o que leva à substituição de produtos tradicionais por marcas próprias ou mais baratas.

“Uma estratégia que vem ganhando força entre os consumidores brasileiros é a escolha por marcas próprias de supermercados, que geralmente têm preço menor em relação a marcas tradicionais ou populares. Além de oferecerem uma boa qualidade, por serem mais em conta acabam fazendo uma grande diferença no valor final das compras, principalmente para famílias maiores e que consomem mais”, pontua Rosadas.

Para o especialista, campanhas de conscientização são fundamentais para alertar a população sobre os impactos financeiros das apostas. Ele também defende que o setor supermercadista adote medidas para fidelizar o consumidor.

“Benefícios como descontos, prêmios e cashback são estratégias eficazes. Ter uma estratégia de marketing consistente, uso de redes sociais e tráfego pago e um bom atendimento são ações fundamentais para estimular o consumo e fazer propaganda do seu negócio”, finaliza.