ECONOMIA


Bares e restaurantes da Bahia projetam alta nas vendas do fim de ano

Empresários esperam crescimento no faturamento e reforço nas contratações apesar das dificuldades do setor

Foto: Divulgação/Abrasel

 

Empresários do segmento de bares e restaurantes da Bahia projetam um aumento de 85% nas vendas deste fim de ano em comparação com o mesmo período de 2024. Outros 10% projetam estabilidade e apenas 5% estimam queda. Os dados são da pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) realizada entre 13 e 21 de outubro.

Segundo o levantamento, 14% dos entrevistados esperam crescimento de até 5%, 25% entre 6% e 10%, 23% entre 11% e 20%, 6% entre 21% e 30%, e 17% dizem acreditar num incremento acima de 30%. Apesar do otimismo, o setor ainda enfrenta desafios: 41% das empresas registraram prejuízo em setembro e 47% não conseguiram reajustar preços nos últimos 12 meses, enquanto metade possui pagamentos em atraso.

As perspectivas de fim de ano também impulsionam o mercado de trabalho. Cerca de 24% dos empresários pretendem contratar novos funcionários, especialmente para atender à demanda do verão e das confraternizações. Outros 70% devem manter o quadro atual e apenas 6% têm planos de demitir.

Na avaliação de Leandro Menezes, presidente da Abrasel na Bahia, o turismo será determinante para o bom desempenho do setor. “Esperamos que o turismo continue crescendo neste verão, movimentando a economia local e impulsionando bares e restaurantes, que são um dos principais motores do setor de serviços no estado. A chegada de visitantes de outras regiões e do exterior traz oportunidades importantes, desde o aumento no consumo até a geração de novos empregos”, afirma.