ECONOMIA


Banco Central garante recursos para ressarcir 7 milhões de clientes do Will Bank

Diretor do BC afirma que valores de contas pré-pagas da instituição liquidada já estão reservados

Foto: Reprodução / Redes Sociais Will Bank

 

O Banco Central já separou os recursos necessários para ressarcir cerca de 7 milhões de clientes do Will Bank que mantinham dinheiro em contas pré-pagas da instituição, liquidada neste ano. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo diretor de Normas do BC, Gilneo Astolfi Vivan, durante evento da Associação Brasileira dos Bancos (ABBC).

Segundo Vivan, os valores estão depositados em uma conta específica do Banco Central e serão utilizados exclusivamente para o pagamento dos clientes afetados. Ele destacou que o caso representa o primeiro teste relevante do modelo de proteção aplicado às contas pré-pagas no sistema financeiro brasileiro.

O diretor também avaliou que o sistema financeiro tem avançado na proteção dos depositantes, citando a atuação do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em outros casos recentes, embora tenha reconhecido que o processo de ressarcimento levou mais tempo do que o desejado.

Ao comparar liquidações anteriores com os casos atuais, Vivan ressaltou o impacto da inclusão digital no alcance dessas instituições. Segundo ele, episódios como o do Will Bank, com milhões de clientes, exigem ajustes nos procedimentos do Banco Central e dos agentes do mercado para lidar com uma nova escala de operações no sistema financeiro.