ECONOMIA


Bahia e Portugal discutem parcerias em tecnologia e negócios em Salvador

Encontro ocorreu no último sábado (19), no Parque Tecnológico da Bahia

Foto: Divulgação

Uma comitiva portuguesa formada por autoridades do governo e representantes diplomáticos esteve em Salvador, no último sábado (19), para discutir parcerias em tecnologia, inovação e internacionalização de empresas com empresários e instituições baianas.

O encontro ocorreu no Centro Internacional IDESTE, no Parque Tecnológico da Bahia, e contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Guerreiro de Sousa, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, e do cônsul-geral de Portugal na Bahia e Sergipe, Ricardo Cortes.

Na abertura, Rafael Guedes, diretor-executivo do Parque Tecnológico da Bahia, e Bruno Pena, presidente do Centro Internacional IDESTE e vice-presidente da Câmara Portuguesa, destacaram acordos firmados recentemente com parques tecnológicos em Portugal e a possibilidade de novos projetos conjuntos. A ideia é facilitar a entrada de empresas brasileiras no mercado europeu e atrair investimentos para a Bahia.

Edmundo Lima, representante do presidente da Câmara, e José Castelo Branco, conselheiro e sócio-fundador da entidade, reforçaram o papel da instituição como facilitadora para empresas interessadas em acessar o mercado português, considerado uma porta de entrada para a Europa.

Por sua vez, As autoridades portuguesas também manifestaram interesse em realizar um evento para aproximar empresários dos dois países e fortalecer relações comerciais e institucionais.