ECONOMIA


Aviação brasileira cresce 10% no semestre e pode bater recorde em 2025

Setor já movimentou mais de 61 milhões de passageiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A aviação comercial brasileira registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, com 61,8 milhões de passageiros transportados em voos nacionais e internacionais. O número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado e indica a possibilidade de um recorde histórico no setor até o fim do ano.

De janeiro a junho, o país recebeu 13,8 milhões de turistas em voos internacionais, o que representa alta de 15,3%. Já as viagens domésticas movimentaram mais de 40 milhões de passageiros, com crescimento de 8,6% na comparação anual.

“Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, a expectativa é de que os números sigam em alta nos próximos meses, impulsionados por investimentos em infraestrutura e apoio às companhias aéreas.