ECONOMIA


Auditoria do TCU sobre liquidação do Banco Master deve começar nesta quinta-feira (15)

Técnicos da AudBancos vão analisar documentos do Banco Central e apurar alertas sobre liquidez e captação de recursos da instituição

Foto: Divulgação

 

Técnicos da AudBancos, área de auditoria de bancos públicos e reguladores financeiros no Tribunal de Contas da União (TCU), esperam dar início na quinta-feira (15) ao trabalho de inspeção nos documentos do Banco Central que levaram à liquidação extrajudicial do Banco Master, em novembro. A informação é dos jornalistas Daniel Rittner e Jussara Soares, da CNN Brasil.

O relator do caso e ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, autorizou nesta terça-feira (13) o início da auditoria.

Os servidores da área técnica do TCU vão atuar em duas frentes:

  • Se dedicarão a revisar os documentos que embasaram a decisão do BC de liquidar o Banco Master;
  • Vão se debruçar sobre o problema de liquidez da instituição financeira de Daniel Vorcaro, que passou a ser alertado pela autoridade monetária em 2024, na atual gestão de Gabriel Galípolo.

De acordo com matéria, os auditores terão a liberdade de fiscalizar o Master até 2019. Neste ano, o Banco Central era presidido por Roberto Campos Neto.

O objetivo é traçar uma cronologia da captação de recursos com remunerações acima das taxas praticadas no mercado, como as do CDB, além de identificar possíveis alertas relacionados aos riscos do modelo de negócios do Banco Master.