ECONOMIA


Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 nas contas de luz em novembro

Tarifa extra de R$ 4,46 será cobrada a cada 100 kWh consumidos devido à baixa geração hidrelétrica

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de novembro permanecerá vermelha patamar 1. Com isso, os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) de energia elétrica consumidos.

A decisão contraria a expectativa de parte dos analistas, que previam a redução para a bandeira amarela após um período de estabilidade no consumo e leve melhora nas condições climáticas. Segundo a Aneel, o cenário ainda é considerado desfavorável para a geração de energia hidrelétrica.

“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, diz a Aneel.

A agência também destacou que a geração solar, embora em expansão, ainda é intermitente e não fornece energia de forma contínua. “Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda”, argumenta a Aneel.