ECONOMIA


Dona do Google, Alphabet atinge US$ 4 trilhões e entra para grupo de maiores empresas do mundo

Mudança de patamar acontece depois da holding registrar bons desempenhos na bolsa americana, com 65% de valorização no fim de 2025

Foto: Reprodução/Instagram Learners_edu

 

Pela primeira vez em sua história, a holding americana Alphabet atingiu US$ 4 trilhões em valor de mercado. A empresa funciona como parte da estratégia de reestruturação do Google ao supervisionar negócios subsidiários. A subida de capital veio na última segunda-feira (12), após a Apple anunciar que irá usar o Gemini como base para criar novos modelos de inteligência artificial.

Serviços tecnológicos de assistência digital como a Siri terão novas mudanças em suas próximas atualizações. Os lançamentos irão oferecer possibilidades de integração com o serviço Apple Intelligence, com recursos básicos para potencializar a capacidade de compreensão e resposta da ferramenta. Com o crescimento nos valores de mercado, a Alphabet se torna a quarta empresa a entrar no seleto grupo de companhias mais valiosas do mundo.

Como explicação para a subida nos valores, a Alphabet tem investido pesado em inovações tecnológicas para expandir o Google Cloud. Segundo dados do Google, a expansão atraiu clientes de peso, com uma carteira de grandes marcas como Puma, Panasonic e iFood que usam o sistema de integração de IAs. A corrida da companhia pela liderança no mundo das Inteligências Artificiais com estratégias ecossistêmicas foi recompensada na valorização das ações.

OpenAI e Microsoft agora devem fazer frente aos serviços de mercado da holding que atende ao Google. A quarta integrante no ranking de maiores empresas do mundo, só fica atrás de Nvidia, Microsoft e a própria Apple. A tendência agora é que a consolidação no mundo das IAs traga novas possibilidades de receita para a companhia americana.