ECONOMIA


Alckmin afirma que Lula pediu a Trump suspensão de 40% das tarifas durante negociações

Substituição temporária do imposto pode beneficiar setores estratégicos e acelerar diálogo entre Brasil e EUA

Fotomontagem: Valter Campanato/Agência Brasil e Shealah Craighead/White House

 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao governo dos Estados Unidos a suspensão da tarifa de 40% sobre produtos brasileiros durante o andamento das negociações comerciais. Segundo Alckmin, a medida já gerou reduções importantes em setores como celulose, ferro-níquel e madeira, e há perspectiva de ampliar os benefícios para outros produtos.

“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que enquanto negocia, suspenda os 40%. Esse foi o pleito. Aí temos um ganha-ganha. Há muita possibilidade de parceria entre Brasil e EUA”, declarou o vice-presidente.

Alckmin destacou que a interlocução do secretário de Estado americano Marco Rubio não é um obstáculo para o avanço das conversas. “Não acredito (que Rubio atrapalhe o diálogo). A orientação do presidente (dos EUA, Donald) Trump foi muito clara. Nós queremos fazer um diálogo e entendimento, e o Brasil sempre defendeu isso”. Ele afirmou que a expectativa é que Lula e Trump possam se encontrar pessoalmente ainda este mês, durante a cúpula da APEC na Malásia.

O vice-presidente ressaltou ainda o impacto positivo das medidas na economia brasileira e a importância de acelerar as negociações para expandir os efeitos das reduções tarifárias, fortalecendo o comércio bilateral entre os dois países.