ECONOMIA


Acelen recebe prêmio ‘Jovem Engenheiro do Ano’; refinaria está entre três melhores da América Latina

Cerimônia de premiação ocorreu nesta semana, no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Acelen

A Acelen Refinaria de Mataripe figura entre as três melhores empresas do setor da América Latina, apontou a World Refining Association, durante o evento Latin America Refining Technology Conference (LARTC 2025), no Rio de Janeiro. Engenheiro de otimização da cadeia de valor pleno da companhia, localizada em Francisco do Conde (BA), Raphael Mello conquistou o título de “Jovem Engenheiro do Ano”. A cerimônia ocorreu nesta semana.

Para a Acelen, a premiação reforça a excelência técnica, operacional e de produção da empresa de energia do Mubadala Capital no segmento de downstream (refino de petróleo) da região.

Celso Ferreira, vice-presidente executivo de operações da Acelen, diz que o reconhecimento consolida um ciclo de transformação da companhia.

Sob condução da Acelen, a refinaria passou pelo maior programa de modernização da sua história, com investimento de mais de R$ 3 bilhões desde 2021. As iniciativas elevaram os padrões de segurança, digitalização, eficiência energética, competitividade e sustentabilidade da planta industrial.

No primeiro trimestre deste ano, a refinaria ultrapassou 90% de utilização e registrou recordes de produção de diesel S10 e QAV. O seu portfólio, que já ultrapassa 30 produtos, incluindo seis lançamentos recentes, atende atualmente a mais de 50 clientes em todo o país.

Fundada há 75 anos, Mataripe responde por 14% da capacidade de refino do Brasil, 41% do Nordeste e 80% da Bahia.