ECONOMIA


Abertura da Exposibram 2025 destaca protagonismo da Bahia na mineração nacional

Evento em Salvador reúne os principais nomes do segmento do Brasil e do mundo

Foto: Divulgação/Jefferson Peixoto/CBPM

 

A abertura da Exposibram 2025, na segunda-feira (27) no Centro de Convenções Salvador, evidenciou o protagonismo da Bahia no setor mineral brasileiro. O evento, que reúne até quinta-feira (30) os principais nomes da mineração do Brasil e do mundo, contou com a participação da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), do governo estadual e de representantes de grandes mineradoras e instituições internacionais.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a feira e congresso contam com o apoio master do Governo da Bahia e da CBPM. O presidente do Ibram, Raul Jungmann, destacou o atual “renascimento” do setor e sua relevância geopolítica.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou o caráter histórico da edição, que pela primeira vez ocupa todo o espaço do Centro de Convenções, reunindo representantes de 12 países e de todos os estados brasileiros. “Trouxemos a Exposibram para a Bahia para ampliar o diálogo com a sociedade e combater o preconceito histórico em torno da mineração”, afirmou.

O presidente da CBPM, Henrique Carballal, enfatizou o papel do Estado na promoção de uma mineração sustentável e inclusiva. Segundo ele, a Bahia reúne condições de liderar a transição energética nacional graças à diversidade de seus minérios e à força de sua mão de obra.

Maior evento de mineração da América Latina e segundo do mundo, a Exposibram 2025 deve reunir cerca de 30 mil participantes, consolidando-se também como o maior evento de turismo corporativo já realizado na Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).