CARNAVAL


Salvador distribui 1,7 milhão de preservativos em quatro dias e supera total do Carnaval 2025

Ação da Secretaria Municipal da Saúde registra número recorde e amplia testagem rápida nos circuitos

Foto: Ascom SMS

 

Em apenas quatro dias do Carnaval 2026, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já ultrapassou o total de preservativos distribuídos durante toda a festa do ano passado. Até o último domingo (15), foram entregues 1.699.080 unidades, superando as 1,2 milhão distribuídas ao longo do Carnaval de 2025.

A estratégia deste ano ampliou os pontos de acesso com instalação de dispensers em camarotes, blocos, hotéis, pontos turísticos, além das estações da Lapa e do BRT. Equipes também circularam pelos circuitos garantindo a distribuição gratuita de preservativos externos e internos, além de gel lubrificante.

Rolê da Prevenção

Entre as ações de destaque está o “Rolê da Prevenção”, iniciativa da SMS em parceria com a Motirô-BA e o UNAIDS. A campanha reforça estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com mobilizadores atuando diretamente com foliões e trabalhadores da festa.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, o objetivo é garantir informação, acesso aos insumos e acolhimento durante a folia.

Testagem rápida cresce 80%

O projeto “Fique Sabendo”, que oferece testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, registrou aumento significativo na procura. Entre quinta-feira (12) e domingo (15), 1.532 pessoas foram testadas, totalizando 6.128 exames realizados, crescimento de 80% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 852 usuários e 3.408 testes.

O número de diagnósticos positivos passou de 164 em 2025 para 235 em 2026. Os casos de sífilis subiram de 140 para 200; HIV, de 11 para 20; hepatite B, de 4 para 6; enquanto hepatite C manteve nove registros nos dois anos. Entre os casos de sífilis identificados neste ano, 56 pessoas iniciaram tratamento imediato com penicilina.

Os módulos do “Fique Sabendo” funcionam das 9h às 21h, na Praça da Piedade (Circuito Osmar), e das 10h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô).

Orientação sobre PEP

A SMS também reforça a importância da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), indicada em casos de relação sexual desprotegida ou falha no método preventivo. O ideal é buscar atendimento nas primeiras duas horas após a exposição, com prazo máximo de até 72 horas para início da medicação.

Durante o Carnaval, as unidades de referência para PEP funcionam em regime especial, incluindo as UPAs Vale dos Barris, Hélio Machado, 12º Centro de Saúde (Marback), Adroaldo Albergaria e Valéria.

A rede municipal segue mobilizada para garantir prevenção, testagem e acolhimento ao longo da maior festa de rua do país.