CARNAVAL


Primeira edição do Corre Carnaval Folia vai contar com show de Xanddy Harmonia

Prova de corrida vai acontecer neste domingo (1º) , na nova orla de Pituaçu, com percurso de 5 km

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

Para quem é corredor, o Carnaval de Salvador começa antes mesmo do primeiro bloco ganhar as ruas: neste domingo, 1º de fevereiro, acontece a Corre Carnaval Folia, prova de corrida na nova orla de Pituaçu. O percurso, de 5 km, torna a corrida convidativa para todos os perfis de atletas, dos iniciantes aos mais experientes, e a primeira edição do evento contará com show de Xanddy Harmonia, uma das vozes mais reconhecidas da maior festa de rua do planeta.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, falou sobre a novidade: “A partir deste ano, a temporada do maior Carnaval do planeta começa já no dia 1º de fevereiro, introduzindo mais um diferencial na nossa plataforma de eventos e reforçando ainda mais o calendário de turismo esportivo da cidade. Esse verdadeiro esquenta da folia, que mistura suor, música e energia coletiva, valoriza ainda mais o nosso Carnaval”, disse.

A Corre Carnaval Folia 2026 promete reunir moradores, turistas, corredores e apaixonados pelo Carnaval em uma experiência que antecipa o espírito da festa, inclusive para quem corre há décadas. Aos 74 anos, Lúcia Lima, uma das participantes, conta que a expectativa é das melhores. “Corro desde adolescente. Vou fazer os 5 km com amigos e amigas, todo mundo junto e misturado”, diz.

A proposta do evento também atrai quem trabalha durante o Carnaval. O guarda municipal Marcelo Silva Gomes vê na prova uma forma de aproveitar antes do início da maratona de trabalho. “É um jeito de curtir e, ao mesmo tempo, se preparar, porque o trabalho no Carnaval é mais puxado. A expectativa é completar os 5 km. O importante é chegar vivo”, brinca.

Entre os inscritos estão também turistas que já chegaram à cidade em clima de festa. A advogada Carla Castro, de 32 anos, veio do Rio de Janeiro para Salvador e decidiu participar da corrida de última hora.. Ela fica na capital baiana até o dia 9 e diz estar curiosa para conhecer a nova estrutura de Pituaçu. “Essa viagem é um presente de formatura. Vi a corrida no Instagram, comprei a inscrição na hora e vim retirar. Já morei sete anos em Salvador, então curtir Xanddy aqui de novo vai ser especial. Ainda não conheço a orla, mas tenho certeza que está bem estruturada para o evento”, conta

A organização da prova ressalta que o cuidado com a experiência do atleta começa na estrutura. “Pensamos a Corre Carnaval Folia para ser confortável e segura, com hidratação reforçada ao longo do percurso, respeitando o clima de Salvador. Além disso, teremos pintura corporal, trio elétrico acompanhando os atletas, chuveirão patrocinado pela Olympikus e ativações na arena. Ter um show de Xanddy durante a prova é um diferencial que só uma corrida de rua daqui consegue oferecer. É corrida com cara de Carnaval”, afirma Douglas Cerqueira, organizador do evento.

Marca brasileira profundamente conectada às ruas e às culturas locais, a Olympikus patrocina a primeira edição da Corre Carnaval Folia. A prova integra o cluster Pra Se Divertir, que reúne corridas com energia vibrante, leve e festiva, reforçando a relação entre Salvador e a marca. “Salvador traduz muito bem o espírito do cluster Pra Se Divertir, porque aqui a corrida acontece misturada à vida da cidade. As pessoas correm juntas, com música e leveza, mesmo em provas longas”, afirma Bianca Dallegrave, gerente de marketing da Olympikus.

“Em 2025, realizamos diversas corridas na capital baiana dentro das celebrações pelos 50 anos da marca, e todas tiveram esse clima acolhedor, de calor humano, que faz com que a gente se sinta parte e queira correr e celebrar juntos”, completa. A primeira edição da corrida ainda conta com patrocínio da Drogasil, da Olympikus, entre outras marcas, e apoio da Prefeitura de Salvador.