CARNAVAL


Pesquisa aponta que 45% dos turistas ficam 7 dias ou mais em Salvador no período do Carnaval

Levantamento mostra que 83,1% vieram em razão da festa momesca

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador

 

Uma pesquisa de satisfação sobre o Carnaval 2026 aponta que quase metade dos turistas que visitaram a Salvador permaneceu na cidade por pelo menos uma semana. De acordo com o levantamento da Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), 83,1% vieram em razão da festa, e 45% dos 707 entrevistados informaram que ficam 7 dias ou mais na capital.

A permanência dos turistas aquece setores de serviços, como mobilidade e hotelaria. Em relação à hospedagem, por exemplo, os viajantes preferem ficar em hotéis (30,9%), seguidos pela casa de amigos e parentes (28,4%) e por aplicativos de hospedagem (21,9%), respectivamente.
Recolhido a partir da prestação de serviços, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é atualmente a maior fonte de arrecadação tributária de Salvador. A titular da Sefaz, Giovanna Victer, destacou a importância do imposto para o desenvolvimento socioeconômico do município e como o recolhimento impacta a vida das pessoas.

Público

O perfil do público que veio visitar Salvador durante o Carnaval é diversificado, com leve predominância do gênero feminino. O levantamento mostra que 49,9% se autodeclararam do gênero feminino e 46,3% do masculino, enquanto 3,8% preferiram não informar.

Outra característica verificada na pesquisa foi a idade média dos turistas. A faixa etária de 30 a 40 anos lidera com 37,5%, seguida pelo público entre 40 e 50 anos, com 28,4%.

O levantamento também apontou que as mídias sociais têm um importante papel na obtenção de informações sobre o carnaval soteropolitano. As redes sociais foram apontadas por 42,6% dos entrevistados. Em seguida, veio a opção familiares e amigos, com 39,3%.