CARNAVAL


Filhas de Gandhy levam 60 percussionistas, 60 baianas e 150 dançarinas ao Carnaval 2026

Afoxé feminino desfila com tema dedicado ao orixá dos tambores e reforça protagonismo das mulheres na avenida

Foto: Assessoria

 

As Filhas de Gandhy levam para o Carnaval 2026 um cortejo formado por 60 mulheres na percussão, 150 dançarinas e 60 baianas, reafirmando a centralidade feminina na condução do ritmo, da dança e da tradição. Guiado pelo tema “Òrìṣá AYÀN nos Abençoou”, o desfile destaca o tambor como eixo simbólico e narrativo, conectando espiritualidade, ancestralidade e expressão cultural na avenida.

A condução vocal será de Tati Brito no sábado (14), no Circuito Batatinha, e de Nany Lessa na segunda-feira (16), no Circuito Dodô, com participação especial de Tati Brito. Segundo a organização, o desfile reúne cerca de mil foliãs e apresenta uma narrativa que valoriza o papel das mulheres na preservação e reinvenção das tradições afro-brasileiras.

O projeto também incorpora ações de sustentabilidade, com reaproveitamento de resíduos têxteis na confecção das fantasias, além do uso de tecnologia desenvolvida em parceria com o SENAI Cimatec, que permite acesso a conteúdos audiovisuais sobre a história do grupo por meio do figurino. O desfile conta com apoio do Programa Ouro Negro, do Governo do Estado, por meio da SecultBA e da Sepromi.