CARNAVAL


Codecon intensifica fiscalização no comércio durante o Carnaval de Salvador

Mais de 1,7 mil estabelecimentos já foram vistoriados nos circuitos da festa

Foto: Fernando Peixoto / Secom PMS

 

Equipes da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizaram, nesta segunda-feira (16), novas fiscalizações em estabelecimentos comerciais e camarotes instalados nos circuitos do Carnaval de Salvador. A ação tem como foco garantir o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor, orientar comerciantes e prevenir irregularidades durante a folia.

De acordo com o diretor-geral da Codecon, Marcelo Carvalho, o trabalho foi reforçado neste período. “O nosso trabalho durante o Carnaval tem como prioridade a proteção do consumidor e a orientação dos estabelecimentos. Intensificamos as fiscalizações de forma educativa e preventiva, o que resultou em um aumento significativo no número de estabelecimentos fiscalizados em relação ao ano passado. Isso demonstra o compromisso da Codecon em garantir um Carnaval mais seguro, justo e organizado para a população e para os visitantes”, afirmou.

A chefe do Setor de Fiscalização, Rose Estrela, explicou que a atuação começou ainda no pré-Carnaval e contempla bares, restaurantes, lojas, panificadoras, delicatessens, camarotes e pontos de venda de abadás e ingressos, tanto nos circuitos quanto em bairros com programação festiva.

Balanço das ações

Até esta segunda-feira, 1.702 estabelecimentos foram vistoriados. Desse total, 103 receberam notificações e dois autos de infração foram lavrados.

Entre as principais irregularidades identificadas estão ausência de informação sobre preços e validade de produtos, falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor, problemas de higiene, armazenamento inadequado de alimentos, presença de insetos ou roedores, publicidade enganosa e ausência de placa antifumo.

Em caso de queixas, os consumidores podem acionar o serviço pelo telefone 156, pelo aplicativo Codecon Mobile ou pelo site do Fala Salvador.