CARNAVAL


Campanha Laço Branco mobiliza Filhos de Gandhy no combate à violência contra a mulher

Iniciativa da SPM reforça compromisso masculino com respeito ao “Não é não”

Foto: Wrias Meireles/GOVBA

 

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou mais uma edição da campanha Laço Branco, mobilizando integrantes dos Filhos de Gandhy na defesa da vida das mulheres, no circuito Batatinha neste domingo (15). A iniciativa também compõe o Plantão Integrado de Direitos Humanos e conta com outras seis unidades espalhadas pelos demais circuitos do Carnaval.

A chefe de gabinete da SPM, Neia Bastos, explicou que a iniciativa busca envolver os homens no combate à violência contra a mulher. “A campanha do Laço Branco é um chamado para que eles assumam essa causa”. De acordo com a chefe de gabinete, as equipes percorrem os blocos, majoritariamente masculinos, sensibilizando os foliões, para que, ao colocar a fitinha no braço, tomem para si “o interesse de multiplicarem essa ação e dizer não a qualquer tipo de violência”.

Associado aos Filhos de Gandhy, o administrador Gregório Matos, 38 anos, avaliou a ação como importante, principalmente na folia, um evento que, segundo ele, as pessoas ficam mais à vontade e acham que têm direito, sem ter o consentimento. “É sempre bom reforçar esses pontos e colocar as pessoas nos seus devidos lugares. Não é não!”, disse.

Também no bloco, o engenheiro Laílson Miranda, 37, destacou a necessidade de mudança cultural. “Todos nós nascemos em uma sociedade machista. A gente consegue desconstruir através do conhecimento e entendendo a posição das mulheres. Essa parte da desconstrução é com o tempo, por isso, toda ação é justa, toda ação é bem-vinda, justamente para conscientizar”, afirmou o folião ao elogiar a ação da SPM.

Além do atendimento no circuito Batatinha e nos demais circuitos do Carnaval por meio do Plantão Integrado de Direitos Humanos, o serviço também pode ser acionado por meio do Zap Respeite as Mina (Zuri), canal de atendimento e orientação da SPM, pelo telefone (71) 3117-7448.