CARNAVAL


BRT tem aumento de 18% no número de passageiros no quarto dia de Carnaval em Salvador

Passageiros também contam o serviço gratuito do Buzu da Folia com linhas saindo da Lapa

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O transporte público é um dos serviços mais utilizados pelo foliões que querem ir aos circuitos do carnaval em Salvador. No domingo (15) o sistema BRT registrou um crescimento no número de passageiros transportados em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2025, foram contabilizados 18.712 usuários no domingo de Carnaval, já em 2026 o total chegou a 22.056 passageiros, representando um aumento de 17,87%.

“O BRT Salvador se consolida como um dos principais vetores de deslocamento dos foliões para o Carnaval. Tivemos grande sucesso nas festas de pré-carnaval, a exemplo dos Palhaços do Rio Vermelho e Iemanjá, onde transportamos mais de 130 passageiros no sistema. A ideia é seguir reforçando e ampliando as ações do modal nos eventos da cidade”, explicou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.

O serviço de transporte gratuito do Carnaval, o Buzu da Folia, continua operando com as linhas C10 – Lapa x Calabar e C11 – Lapa x Garibaldi. No quarto dia de festa, foram realizadas 1.703 viagens, transportando 117.795 passageiros.

Nas ações de fiscalização tiveram 266 veículos abordados, dos quais 32 foram removidos para o pátio Barros Reis. Foram emitidas ainda 241 notificações por infrações diversas, número 551% maior do que o registrado no ano passado, com 37 registros. O trabalho das equipes tem como objetivo coibir o transporte irregular, proteger os usuários e assegurar que o deslocamento ocorra de forma organizada e segura. Ao todo, foram registrados 16 episódios de vandalismo.