CARNAVAL


Botão Lilás: vítimas de importunação podem acionar atendimento 24h no Carnaval

Serviço poderá ser acionado de forma discreta pelo WhatsApp, no número (71) 98791-3420

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador

A GCM (Guarda Civil Municipal) lançou o plano de segurança para o Carnaval 2026, com foco na proteção e no acolhimento das mulheres. A principal novidade é a ampliação do Botão Lilás, canal direto para acionamento da Patrulha Guardiã Maria da Penha, integrado ao CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), no CAB.

O CICC reunirá forças de segurança em um único espaço para agilizar o atendimento de ocorrências de violência de gênero. A operação será 24 horas, com equipes dedicadas e monitoramento ininterrupto.

O Botão Lilás poderá ser acionado de forma discreta pelo WhatsApp, no número (71) 98791-3420. Ao receber o chamado, operadores do CICC direcionarão a viatura mais próxima para atendimento imediato. Uma equipe também ficará de prontidão na Casa da Mulher Brasileira para ocorrências fora do circuito da festa.

Segundo o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, a integração entre os órgãos deve reduzir o tempo de resposta e ampliar a sensação de segurança durante a folia. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Géssica Reis, afirmou que a iniciativa busca garantir que as mulheres saibam que contam com suporte especializado.

A SPMJ (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude) realizará a campanha “A Rua é Delas”, com distribuição de material informativo, ações no transporte público e QR codes espalhados pelo circuito. Também estão previstos protocolos com dez postos de saúde para atendimento a casos de violência sexual e salas de acolhimento nos seis maiores camarotes do circuito Barra-Ondina.

A Casa da Mulher Brasileira funcionará 24 horas durante o Carnaval para atender casos de violência doméstica, familiar e sexual, tanto nos circuitos da festa quanto fora deles.