CARNAVAL


Banda Papa é confirmada no Carnaval de Salvador 2026 e homenageia o Esporte Clube Bahia

Relíquia do axé music, grupo comandado por João Pípolo desfila no Barra-Ondina e no Campo Grande e celebra os 95 anos do Tricolor de Aço

Foto: Muller Lopes

 

O Carnaval de Salvador 2026 promete emoção, nostalgia e muita energia. De volta à avenida após alguns anos afastada da folia, a Banda Papa, uma das mais tradicionais referências da história do axé music, está confirmada no maior Carnaval de rua do planeta. Sob o comando do cantor João Pípolo, o grupo desfilará em trio elétrico na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), no Circuito Barra-Ondina, e no sábado (14), no Circuito Osmar, no Campo Grande.

Para marcar o retorno, a banda fará uma homenagem especial aos 95 anos do Esporte Clube Bahia, reforçando a relação histórica e simbólica entre a Papa e o Tricolor de Aço. A conexão remonta a 1988, quando o trio Papa-Léguas protagonizou um dos momentos mais emblemáticos da cidade ao buscar no aeroporto a Seleção Campeã e conduzi-la em carreata pelas ruas de Salvador, em uma grande celebração popular.

Em 2026, essa história será revivida com o Arrastão Baby Léguas, em um trio sem cordas, levando para a avenida a energia do povo, da música e do futebol. A homenagem inclui ainda o lançamento da música inédita “Bora Baêa”, composição de Fábio Longo criada especialmente para celebrar o clube, sua trajetória e sua importância cultural, esportiva e social para a Bahia. A canção estará disponível nas redes sociais da banda, nas plataformas digitais e nas rádios.

Outro destaque será a participação do humorista Renato Piaba, que assume o papel de embaixador da Banda Papa no Carnaval, interagindo com o público durante os desfiles, além de participações especiais de artistas convidados.

“Estamos muito felizes com esse retorno da Banda Papa ao Carnaval de Salvador. É um momento de êxtase, gratidão e emoção por tudo o que construímos ao longo da nossa história. Voltar à avenida em três dias de desfile e, ainda por cima, homenagear o Esporte Clube Bahia, com quem já vivemos momentos tão marcantes, como o de 1988, nos enche de orgulho e significado”, destaca a Banda Papa.

Conhecida nacionalmente por sucessos como “Me Sinto Só” e “Vem Ficar Comigo”, além de ter músicas gravadas por artistas como Saulo Fernandes e Durval Lelys, a Banda Papa marcou época em micaretas e no Carnaval de Salvador. A discografia inclui um LP lançado em 1988 pela Continental, com distribuição inédita no Brasil e na Europa, mesclando trio elétrico com frevo, valsa, rock, bolero, samba e música brasileira.

Ao longo da trajetória, passaram pela banda nomes como Buk Jones, Mariene de Castro, Serginho Pimenta, Robson Moraes e Carla Cristina. Desde 2020, João Pípolo assumiu os vocais, inaugurando uma nova fase artística. A gestão atual está sob comando do empresário Marcelo Sotero, que prepara novos projetos, incluindo a inserção da Banda Papa no circuito junino, com um projeto especial de São João.