CARNAVAL


Auditorias encontraram irregularidades com ambulantes no Carnaval de Salvador, diz ministro

Luiz Marinho (Trabalho) assinou pacto contra precarização de informais nesta sexta-feira (7), em evento no Mercado Modelo

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse nesta sexta-feira (7) que auditorias da pasta identificaram irregularidades envolvendo ambulantes no Carnaval de Salvador em 2024. A declaração foi feita durante a assinatura de um pacto entre prefeitura, governo da Bahia e União para combater a precarização do trabalho informal na festa.

“Nossos auditores constataram problemas, falta de respeito em relação a um grupo de trabalhadores. Nós queremos trazer igualmente a proteção do trabalho, a cuidar do trabalho para todos os trabalhadores. Foi dito aqui pelo governador [Jerônimo Rodrigues], pelo prefeito [Bruno Reis], pelos vários oradores que falaram que o direito ao trabalho tem que ser um direito sagrado, de trabalho decente, mesmo na informalidade”, declarou Marinho, que participou do ato no Mercado Modelo, cartão postal da capital baiana.

“É preciso que a gente olhe para que aqueles trabalhadores, que propiciam que a festa aconteça, tenham proteção, tenham reconhecimento e visibilidade”, afirmou o ministro.

Batizada de Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico, a iniciativa também envolve o MPT (Ministério Público do Trabalho) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho). A intenção é promover ações integradas de valorização de trabalhadores e empreendedores.

“Com as dificuldades orçamentárias que temos, como é o caso agora desse pacto parlamentar, é menos dinheiro e mais iniciativa política de coordenar o trabalho”, disse Marinho.