CARNAVAL


Alinee Rosa exalta força feminina do nordeste com look cangaceira

“Cangaceiras representam coragem, resistência e identidade”, diz cantora

Foto: assessoria Alinne Rosa

 

Encerrando mais um capítulo do tema “Só Tem no Brasil”, Alinne Rosa homenageia as cangaceiras nordestinas em figurino apresentado no Camarote Baiano, nesta segunda-feira (16). O look trouxe body e chapéu de couro marrom com estrelas de Davi, símbolo místico de proteção das mulheres do cangaço. Outros elementos como tachas, franjas e botas de couro até a coxa completam o look, evocando a estética histórica dessas figuras marcantes do sertão.

A escolha destaca a força feminina presente na cultura popular brasileira e reforça o olhar da artista sobre diferentes narrativas do país. “As cangaceiras representam coragem, resistência e identidade. Celebrar essas mulheres dentro do ‘Só Tem no Brasil’ nos ajuda a lembrar da potência das histórias que formam quem a gente é como povo”, afirmou Alinne, que é diretora criativa desse e dos demais looks de seu carnaval.

O imaginário do cangaço também atravessa o cinema nacional, em produções que destacam mulheres fortes e complexas, como em O Cangaceiro e em leituras contemporâneas do sertão que ampliam essas narrativas para novas gerações. Essas obras reforçam como a cultura brasileira mantém vivas as histórias de resistência feminina no Nordeste. De Maria Bonita à Maria da Penha, Alinne Rosa transforma essa herança simbólica em celebração e potência no coração do Carnaval.