BRASIL


Ypê se pronuncia após Anvisa determinar recolhimento de sabão líquido

Empresa confirma identificação de bactéria, mas diz que contaminação tem baixo risco

Foto: Divulgação/Ypê

 

A Ypê se pronunciou após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desta quinta-feira (27), que determinou o recolhimento de diversos lotes de lava-roupas da marca por causa da detecção da bactéria Pseudomonas aeruginosa. A empresa confirmou que um laboratório independente identificou a presença do microrganismo em algumas unidades. As informações são do Metrópoles.

Segundo a Ypê, a bactéria é comum no ar e na água e apresenta baixa probabilidade de causar impacto à segurança dos consumidores. Ainda assim, a fabricante reconheceu que, isoladamente, ela pode agravar quadros infecciosos em pessoas com o sistema imunológico fragilizado e, por isso, optou pelo recolhimento imediato dos produtos listados.

“A Pseudonomas aeruginosas é uma bactéria comumente presente no ar e na água, com mínima probabilidade de impacto na segurança dos produtos e de consumidores. Porém, de forma isolada, este microrganismo pode causar ou agravar eventual quadro infeccioso em pessoas com sistema imunológico debilitado”, afirmou a empresa, em nota.
“Mesmo que este risco ainda seja minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele), recolheremos os seguintes produtos do mercado:

Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – versão Primavera – Lote 254031, 193021;
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – versão Maciez – Lote 97021;
Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Express – versões “Combate Mau Odor” (Azul) – Lotes: 176011, 228011, 205011, 203011, 169011 e “Cuida das Roupas” (Rosa) – Lotes: 181011, 170011, 220011; e Lava Roupas Líquido Ypê Power Act – Lotes: 228031, 190021, 223021”.

A empresa reforçou que, mesmo diante do risco considerado mínimo devido ao modo de uso do lava-roupas, decidiu atuar de maneira preventiva. “Quando uma empresa que faz milhões de produtos é comprometida com qualidade, ela testa. Depois testa de novo. E quando acha que está tudo perfeito… testa mais uma vez, só para ter certeza. Mas nem sempre tudo sai como esperado”, afirmou a Ypê.