BRASIL


‘Sequestro’, diz Flávio Dino sobre interferência de países no Judiciário brasileiro

Ministro critica tentativas externas de pressionar decisões judiciais no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, disse que a tentativa de interferência de outros países no Judiciário brasileiro é um “sequestro”. Não chegando a citar nenhuma situação em específico, o magistrado disse que era “impensável que uma nação pretendesse retaliar outra para definir o conteúdo de uma decisão judicial”. As informações foram retiradas da CNN Brasil.

“O sequestro de um país para impor que um judiciário de outro país decida de tal ou qual modo é a primeira vez no mundo! E ninguém nos anos 90 cogitava que isso ia acontecer, nós tínhamos controle de constitucionalidade, convenções internacionais, tribunais internacionais, o sistema ONU”, afirmou Dino durante um evento no Tribunal de Justiça do Maranhão.

“Para coroar essa trajetória bem sucedida a internet, o Éden perdido, a praça democrática, finalmente o dito liberal do livre mercado de ideias realizado, a fraternidade universal. Nós acreditávamos que esse patrimônio era commodity nos anos 90. Olhando 30 anos depois o que acontece é que demos passos atrás”, continuou.