BRASIL


Relatório estrangeiro levanta suspeitas e gera apreensão no mercado da Faria Lima

Documento de casa britânica aponta dúvidas sobre liquidez e avaliação de ativos da Pátria Investimentos, que nega irregularidades e afirma seguir regras do mercado internacional

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Uma nova crise assombra a Faria Lima, um dos principais centros financeiros do Brasil. De acordo com informações da coluna de Gabriella Furquim, do Metrópoles, o centro da preocupação é a Pátria Investimentos, gestora de ativos alternativos fundada há quase quatro décadas, com atuação global e listada na Nasdaq.

Segundo a matéria, no final de janeiro, a casa de análise britânica Snowcap Advisors divulgou um relatório onde mostra dúvidas sobre a liquidez e a forma como a Pátria Investimentos avaliava seus ativos. O documento classificou a gestora como um “castelo de cartas”, além de apontar possíveis distorções bilionárias.

Ainda conforme o relatório, os principais fundos da gestora, responsável por US$ 50 bilhões, cerca de R$ 309 bilhões, estariam “supervalorizados”. A coluna diz que os números inflados seriam apresentados a investidores para captar recursos, sustentando, assim, a companhia.

O caso da Elfa Medicamentos é um dos citados no relatório. Segundo o texto, a distribuidora passa por uma crise de liquidez severa e está “provavelmente sem valor”.

A Athena Saúde também é citada na companhia da carteira da Pátria. A coluna diz que, no documento, consta que a empresa enfrenta dificuldades operacionais graves apesar de figurar com números positivos nas apresentações feitas aos investidores. Ainda constam no relatório a Super Frio e a Essentia Energia.

Além disso, outras manobra dita no relatório é a prática de “transações circulares”. Se trata da transferência de ativos entre empresas e fundos próprios para gerar taxas de performance e uma “liquidez sintética”.

A Pátria Investimentos enviou uma nota para a colunista, afirmando “está ciente do relatório da SnowCap Research e leva a sério todos os comentários dos investidores. Embora a gestora esteja analisando cuidadosamente as afirmações da SnowCap, entende que é possível afirmar que diversos pontos deste relatório são uma caracterização equivocada dos seus negócios”.

“Pátria é uma empresa listada em Nasdaq e todas as informações financeiras do Pátria são públicas e ficam disponíveis no site de Relações com Investidores (ir.patria.com). Além disso, os resultados do ano fiscal completo do Pátria serão divulgados ao mercado em 10 de fevereiro e, atualmente, a gestora encontra-se em período de silêncio, o que a limita de fazer mais comentários. O Pátria reforça ainda que continua focado em executar a sua estratégia de forma disciplinada e alinhada aos interesses dos acionistas”, diz outra parte do comunicado.