BRASIL


Provas do Enem são suspensas em cidade atingida por tornado no Paraná

Secretaria de Educação confirma danos em escolas; Inep garantirá reaplicação para todos os candidatos afetados

Foto: Corpo de Bombeiros

 

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (9) foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que devastou o município na sexta-feira (7). A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) informou que as duas escolas que sediariam o exame, Colégio Estadual Ludovica Safraider e Colégio Estadual Ireno Alves, tiveram danos estruturais que impossibilitam o uso.

Segundo a Seed, os prédios passam por vistoria e não oferecem segurança para receber os candidatos. Seguindo o protocolo de situações de força maior do Inep, todos os inscritos terão direito à reaplicação da prova em nova data, que será anunciada após avaliação técnica das condições locais. O secretário da Educação, Roni Miranda, afirmou ter tratado do assunto com o presidente do Inep, que se colocou à disposição para apoiar o estado e os estudantes afetados.

A suspensão ocorre enquanto Rio Bonito do Iguaçu tenta se recuperar de uma das piores tragédias climáticas já registradas no Paraná. Ventos superiores a 250 km/h destelharam casas, derrubaram postes e deixaram centenas de famílias desabrigadas. A Defesa Civil confirma seis mortes, cinco delas na cidade, e mais de 700 feridos na região.

A área permanece em estado de emergência, com equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil atuando no resgate, na remoção de escombros e no atendimento aos moradores. Muitos continuam abrigados em ginásios improvisados, enfrentando falta de energia, água potável e dificuldades de comunicação.