BRASIL


Programa Gás do Povo pode gerar R$ 1,3 bilhão em investimentos de distribuidoras

Governo federal estima crescimento de demanda de glp em até 4% e impacto em milhões de botijões vendidos

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

 

O programa Gás do Povo, lançado pelo governo federal para substituir o Auxílio Gás e ampliar o acesso de famílias de baixa renda ao gás de cozinha, pode exigir até R$ 1,3 bilhão em investimentos das distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), segundo estudo da consultoria Kearney. O cálculo considera o aumento estimado de até 4% no mercado até março de 2026, período em que a iniciativa deve atingir plena operação.

Atualmente, são vendidos cerca de 395 milhões de botijões por ano. Com a expansão do programa, a expectativa é comercializar de nove a 17 milhões de botijões adicionais ao ano, o que representa entre três e seis milhões de vasilhames novos, considerando que cada botijão gira aproximadamente três vezes ao ano. O programa deve beneficiar mais de 15 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, atingindo cerca de 50 milhões de brasileiros e um total de 65 milhões de botijões contabilizando a demanda existente.

André Volker, sócio da Kearney responsável pelo estudo, destaca que o crescimento não é trivial e já motivou discussões entre governo e setor há cerca de um ano. “Tem empresas que já estão fazendo cotações para importação de botijões da Turquia, da China, e também se preparando para aumentar a produção aqui dentro de casa, no Brasil”, afirmou, ressaltando a importância de suprir a demanda adicional.

Apesar do curto prazo, o especialista acredita que o sucesso do programa é de interesse do mercado e do governo. Ele prevê que, após a expansão inicial, o setor deve se acomodar ao novo formato caso não haja alterações significativas no número de famílias habilitadas pelo CadÚnico.