BRASIL


Natal reúne mais a família brasileira do que o Réveillon, aponta pesquisa

Nove em cada dez brasileiros associam a data natalina ao reencontro com parentes

Foto: Bruno Concha/Secom/Prefeitura de Salvador

 

O Natal segue como o principal momento de encontro da família brasileira, à frente até da virada do ano. Nove em cada dez brasileiros associam a data natalina ao reencontro com parentes: 61% dizem passar sempre o Natal em família e 32% afirmam fazê-lo às vezes. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

No Réveillon, o vínculo é um pouco menor: 48% passam a virada do ano sempre com a família, enquanto 40% fazem isso ocasionalmente.

Os números são de um levantamento do Instituto Locomotiva, encomendado pelo Familhão. A pesquisa ouviu mais de 4 mil pessoas, de todas as classes sociais e regiões do país.

A pesquisa aponta ainda que 68% consideram importantes as datas comemorativas e os rituais familiares. Para 75%, felicidade só é completa quando compartilhada com quem se ama.

Apesar da correria, a convivência resiste: 62% dizem se reunir com a família algumas vezes por mês, e 89% ao menos uma vez por ano. Ainda assim, 65% afirmam passar menos tempo com os parentes do que gostariam — e nove em cada dez têm familiares morando longe.