BRASIL


Morre Sergio Bermudes, um dos maiores advogados do Brasil

Ele tinha 79 anos

Foto: Reprodução/ Youtube

 

Morreu nesta segunda-feira (27), aos 79 anos, o advogado Sergio Bermudes, vítima de sepse respiratória. Ele estava internado havia sete meses e enfrentava complicações desde quanto teve Covid-19, em 2020. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Com quase cinco décadas de carreira, ele é considerado um dos principais processualista do país. Bermudes fundou, em 1969, o escritório Sergio Bermudes Advogados, atualmente uma das maiores bancas do Brasil, com unidades no Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, e mais de 130 advogados.

Entre os casos mais marcantes de sua trajetória está a defesa de Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar em 1975. A ação levou ao reconhecimento, pela Justiça, de que o jornalista morreu sob custódia do Estado.

Professor desde 1970, Bermudes lecionou na PUC-Rio, na Uerj e na Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Em 1985, integrou a comissão que revisou o Código de Processo Civil e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Em março, foi homenageado pela empresa britânica Chambers and Partners, que destacou sua contribuição para o direito e a formação de novas gerações de advogados.