BRASIL


Megaoperação mira esquema do PCC em empresas de combustíveis e mercado financeiro

Ação nacional cumpre 350 mandados em oito estados contra suspeitos de crimes fiscais, ambientais e lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução/TV Globo

Uma grande operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (28) para o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão em empresas do setor de combustíveis e do mercado financeiro que contam com a participação de integrantes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital).

A ação contou a participação de pelo menos 1.400 agentes na localização de 350 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), foi o responsável pela Operação Carbono Oculto.

A força tarefa também contou com o apoio do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícias Civil e Militar, Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, ANP (Agência Nacional do Petróleo) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo), por meio do GAERFIS (Grupo de Atuação Especial para Recuperação Fiscal).

Os alvos procurados são suspeitos de praticarem crimes contra a ordem econômica, adulteração de combustíveis, crimes ambientais, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e estelionato.